01/10/2014

DENÚNCIA: AS CALÇADAS DEPRESSIVAS DE CAMPINAS

Sou morador aqui do Jardim Nova Europa em Campinas. Bairro, aliás, onde fica a residência de parentes do próprio prefeito, Jonas Donizette. Entre os inúmeros problemas de nosso bairro, precisa-se destacar o abandono do Bosque dos Guarantãs, que farei nos próximos dias uma matéria referente a isso, e o estado lastimável das calçadas, que é o alvo da minha denúncia nessa postagem.

Como é de conhecimento de todos, a calçada é lugar para o pedestre poder caminhar seguramente ao longo das vias. Pelo menos deveria ser assim, mas não é. Creio que seja um problema não só de meu bairro, mas também de Campinas e muitas outras cidades Brasil afora. Nenhum pedestre possui segurança alguma de transitar em nossas calçadas. Muitas vezes, sequer possui condições de transitar, pois não há espaço.

Vejamos as fotos que eu tirei dos quarteirões perto de casa. Veja que apenas em uma pequena área existem várias irregularidades nos passeios:


Como se pode observar nas fotos acima, uma das irregularidades é o total abandono com o domínio do mato e erosões que comprometem a passagem de qualquer pedestre, causando riscos especialmente para idosos, deficientes visuais e cadeirantes. Muitas vezes não há outra opção do que caminhar pela rua, onde se tem risco de atropelamento.



As imagens acima demonstram total falta de sensibilidade de certos moradores. Esses degraus inviabilizam a passagem de cadeirantes e causam sérios riscos de acidentes para idosos, deficientes visuais ou para quem possui qualquer problema nas pernas.



Sou completamente favorável a natureza e contra corte de árvores ou qualquer outra destruição de áreas verdes nos centros urbanos. Todavia, preciso considerar que o plantio das mesmas devam ocorrer em lugares e de forma apropriados. Calçadas estreitas não comportam plantas ou árvores de troncos e/ou folhagens espessos. Como podemos observar nas imagens, muitas árvores limitam de maneira parcial ou até mesmo total a passagem na calçada.


Nas imagens que vimos agora, outros problemas são encontrados: muitas residências que passam por reforma, materiais como areia e pedra são depositados de formam que tomam conta da calçada inteira. Em muitas calçadas, vemos árvores plantadas no meio delas, causando o mau aproveitamento de seu espaço.
Como visualizado na última fotografia, problemas no asfalto e vielas também estão presentes. Campinas sofreu, esse ano, uma grande epidemia de dengue. A prefeitura fiscaliza as residências, mas esquece de fiscalizar as próprias vias, que são de responsabilidade dela.

Para concluir: os moradores possuem culpa por não cuidarem da calçada de suas respectivas residências. Mas cadê a prefeitura que não fiscaliza? Ninguém é advertido ou intimado a regularizar. Por isso é inevitável o sentimento de abandono. Enquanto as autoridades maquiam as vias centrais e de maior movimento, os bairros periféricos sofrem com a falta de infra-estrutura adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário